Jacó de Betel para Peniel

22/08/2011 17:57

    A história de Jacó nos dá esperança pois assim como Deus escolheu um enganador ele também pode nos usar “apesar de”.

PERDIDO EM BETEL

ACIDENTES EM BETEL

DE BETEL PARA PENIEL

    Um amigo meu, cerca de um ano atrás, estava a poucos quilômetros de casa e o seu carro bateu na traseira de um caminhão.  O estrago foi intenso, mais especificamente no local do motorista do carro. Não aconteceu nada com o condutor, mas o carro ficou no concerto por vários meses. Hoje, depois de tanto tempo, ao andar com o carro reparado ele se lembra do cuidado de Deus! Esta experiência veio-lhe como um chamado de Deus à santidade. Pelo fato da pessoa conhecer o caminho, confiar em suas habilidades e não atentar para as medidas de segurança, as estatísticas dizem que a maioria dos acidentes de transito acontece PERTO DE CASA.

    Jacó, após ter enganado o pai e o irmão Esaú foge de seu lar (Berseba) rumo à casa do tio Labão (Harã). Neste trajeto ele para a fim de descansar em um deserto fazendo de uma  pedra seu travesseiro (Gn 28.11). É exclusivamente neste momento que Jacó tem uma visão de Deus, a visão da escada. Ao despertar do sonho Jacó percebe que foi o próprio Deus quem havia falado com ele: “E temendo disse: Quão temível é este lugar! É a CASA DE DEUS, a porta dos céus” (Gn 28.17). Da mesma pedra em que dormiu Jacó a ergue em coluna, derramando azeite chamando aquele lugar de BETEL, que significa: CASA DE DEUS (Gn 28.18-22).

    Passam-se alguns anos, Jacó se enriquece, casa com duas esposas (Lia e Raquel), está com seus onze filhos e até mesmo já havia voltado para a terra de seus pais. Na ocasião em que Jacó caminha a fim de se reconciliar com Esaú ele atravessa o vau de Jaboque (Gn 32.22-32) e é neste instante que ele luta uma noite inteira com Deus. Este último vendo que não podia com Jacó, tocou na articulação de sua coxa, deslocando-a. sendo a coxa o centro da força de um lutador (v.31), a força natural de Jacó diminui podendo assim reconhecer a força soberana do Deus Yavé. “Não te deixarei ir se me não abençoares” (v.26b). Neste vale Jacó encontrou-se com o próprio Deus e tem o seu nome mudado de Jacó – usurpador; para Israel – PREVALECENTE.  Aquele lugar chamou Jacó de PENIEL, pois disse: “vi a Deus FACE A FACE e minha vida foi salva”.

    É interessante perceber que em Betel Jacó teve um encontro com a CASA DE DEUS, mas, em Jaboque, ele encontrou-se com O PRÓPRIO DEUS.

Identifique-se com Jacó. Quando era imaturo reconheceu a casa de Deus, teve medo, mas continuou a caminhada. Demorou-se muitos anos (só para se casar foram 14) para que Jacó encontrasse realmente com o Senhor da casa. Quantos de nós estamos dentro da “casa de Deus”. Um lugar propício para se emocionar, sorrir, bater palma, “sentir-se bem”. Muitos ficam até impressionados com os talentos, títulos, programações. Outros se envolvem, fazem, fazem e fazem. Entretanto muitos tiveram apenas um encontro com a CASA DE DEUS mas não com o PRÓPRIO DEUS. No momento em que Jacó encontra-se com o Seu Senhor o seu nome é mudado. O nome naquela época e ocasião representava a identidade da pessoa. Ao se apresentar para alguém e proclamar o nome já se dizia muito sobre o caráter. Será que o seu nome continua o mesmo? Quando existe um encontro ‘face a face’ com o Soberano, nossa vida “NUNCA MAIS É A MESMA”. Muitos de nós encontramo-nos iludidos com a estrutura, enganados com a religião, abafados como o pecado e perdem o momento do Peniel.

    Chegou o momento de parar. Hora de desligar todos os ruídos embutidos em sua existência. Cuidado com os cruzamentos em sua jornada. Há momentos que são como se você estivesse dando voltas e sempre ao enfrentar os mesmos cruzamentos, não observar a placa de PARE, correndo o risco da falta de preferência. É certo que cada vez que você passa pelo mesmo caminho, se aprende, amadurece. Entretanto, a velocidade também aumenta e com elas os riscos de acidentes. Lembrando que estes são mais comuns PERTO DE CASA. Cuidado para não se acidentar em BETEL.

 

Por: Angélica Anaira