Liderança

12/01/2012 00:30

 

    Pela manha, Deus ministrou ao meu coração sobre o livro de Josué. Se o povo de Israel não tivesse levantado do acampamento todos os dias, caminhado a distancia até Jerico, marchado, tocado as trombetas... Se eles não tivessem DISPOSIÇÃO, talvez não chegariam ao sétimo dia onde Deus (só Ele pode fazer isto) ordenou que gritassem (no tempo dEle as coisas acontecem) e o muro caiu. Quem sabe hoje você também tem uma muralha... DISPONHA! No fim, todo o esforço redundara na conquista de uma nova terra!!

    A liderança de Josué me trouxe alguns aprendizados....

 

  1.  O líder precisa caminhar junto ao povo, saber o que eles pensam, fazem, comem. Apenas desta forma é possível entender a comovisão do grupo para desenvolver algo eficaz. (Js 1.9b: 'Josué passou aquela noite no meio do povo).
  2. deixaram a cidade aberta' (Js 8.26): sei que Deus quer falar algo mais profundo em relação a isto mais ainda não consigo escrever... A cidade relaciona com a habitação, bens, a vida em geral, território, conquista e domínio...
  3. como cristãos antes de uma guerra já somos vencedores. Usamos o jargão: sou mais que vencedor, já entro na batalha sabendo o final..etc. Mas é interessante ver que mesmo Josué sendo líder, com todo o histórico de batalhas vencidas, ele precisou caminhar até o final para ver o resultado e isto requer um esforço. 'não retirou a mão estendida...até haver destruído totalmente a Ai' (Js 8.26). As vezes não temos êxito em nossos projetos porque não esperamos o tempo do TOTALMENTE. Muitos se conformam com o empate com medo de chegar no fim. Muitos preferem o conhecido do que as mudanças (voltando para o lado pessoal... Tenho um exemplo recente. É muito difícil ir ao supermercado em um pais diferente. Então, muitas vezes preferimos pagar mais caro pela marca que conhecemos do que experimentar o novo).
  4. O Líder sempre precisara de novas estratégias, criatividade, direção do próprio Espirito Santo. Há dez dias que estou aqui e este foi um dos aprendizados mais sublimes: o desconhecido sempre existe dentro de mim. Pensava que já estava 'vacinada' com novos culturas, diferenças, adaptação. O que me levou a agir usando 'certeza' para situações que aqui são distintas. Aprendi que em um novo pais, ou em uma nova localidade, nunca se tem certeza de nada até que você descobre a origem. No texto, Josué conquistou duas cidades DIFERENTES, usando estratégias DIFERENTES (Jericó e Ai).
  5.  O líder precisa checar as origens antes de tomar sua decisão. no culto de domingo o pastor citou algo na pregação. Ele disse que oramos para Deus abrir portas, esperamos que Ele as abra, mas nunca pensamos que ele tambem pode fechar portas. 'fazei aliança conosco' (Js 9.6). Sempre haverão aqueles que querem se aliançar. Cuidado! Nem sempre é uma porta que está se abrindo. (lembre-se: origem!).
  6. Ore! Sempre a primeira palavra deve ser de Deus. É indispensável estar certo que o mesmo Deus que envia é aquele que sustenta (em todas as áreas). E que da mesma forma que Ele falou claramente sobre se deslocar para aqui, Ele pode falar claramente sobre o que fazer aqui. Ele é o autor da missão. 'tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor' (Js 9.4). Ore! Sempre a primeira palavra deve ser de Deus. 
  7. Deus honra os seus no tempo certo. Js 19.49-50. É interessante ver que nos capítulos anteriores Josué estava repartindo as terramoto sorte, conforme Deus os ordenara. E quando foi a vez de Josué, líder segundo o coração de Deus, ele pode ESCOLHER a cidade na qual morar. Deus honra a liderança. Entretanto, entre a escolha da cidade e o momento da habitação, existe um período de REEDIFICAR. Reconstruir o que foi destruído mas, construir NOVAS todas as coisas.

 

Por Angélica Anaira