Quem é a igreja? Que tipo de cristão você é?

18/06/2012 12:33

 

    Algumas denominações se chamam "batistas", outras "presbiterianas"... Algumas tentam facilitar a compreensão do evangelho e se chamam "quadrangular"... Outras são mais ousadas e dizem dar liberdade ao Espirito Santo, tais são as "pentecostais". Tantos títulos para uma instituição que alguns preferiram buscar o nome na história e se dizem "protestantes". O difícil é saber se todas estão incluídas na categoria religiosa de "evangélicos". São tantas contradições no que se diz "pratica de fé" que é difícil tomar partido e dizer o que realmente são. Uns fazem o batismo de imersão, outros aspersão... Uns usam fotos ou imagens de personagens importantes na historia como recordação (e isso não inclui apenas católicos,  alguns "evangélicos" na Europa também o fazem)... Alguns tomam álcool, outros não... Alguns acreditam na atuação maligna entre os crentes, outros nem fazem menção desta crença... Alguns apenas vão à igreja aos domingos... Outros ainda vivem como se a volta do Mestre não estivesse próxima... Atualmente, ouve-se muito dizer: "eu sou CRISTÃO, apenas isto". Esta afirmação causa um nó na cabeça do ouvinte, sabendo que o cristianismo começou com Cristo, iniciou com uma única igreja Católica (que significa universal) e no decorrer dos séculos se fundiu em vários ramos. Muitos aqui na Europa vêem o Brasil como uma país "Cristão" e os EUA o foi a alguns anos atrás. Sinceramente eu não consigo enxergar atitudes ensinadas por Cristo nestes países a ponto de fazer tal declaração. 

    Hoje consigo entender melhor o fato de Cristo nos chamar a ser igreja, quando Ele nos ensina que NÓS somos o templo, que Ele habita em NÓS. Diante de tanta contradição é difícil dizer qual instituição carrega a verdade, ou ao menos qual delas tenta trazê-la. Eu não estou aqui para condenar nenhuma destas práticas. Pelo contrário, acredito que é muito necessário exercer a fé, estar em comunhão e freqüentar algumas das tantas opções de instituições que temos. Mas quero levar você a refletir em algo muito maior. Quem é a igreja? Quando Cristo diz que viria buscar a igreja, a quem Ele estava se referindo? Assim como a salvação é individual, o exercício da fé é uma escolha diária. Aqui na Europa, um lugar onde o cristianismo esta morrendo, as pessoas estão se misturando, é quase impossível enxergar a diferença entre alguém que conhece ao Senhor Jesus e alguém que nunca o conheceu. Aqui no centro do mundo, onde se ouve idiomas de quase todas as nações e é possível se deparar com culturas e mais culturas distintas, novas formas de 'se viver o evangelho', novas crenças, novas praticas. Talvez eu podia dizer que o "evangelho está sendo modernizado". Acredito que quando Bom Rofer afirmou "a medida que o mundo for evoluindo vamos precisar de uma nova forma de 'evangelho'" ele se referia a viver o verdadeiro evangelho em um 'novo contexto' e não o deixar que o contexto molde a nossa fé. Quando Paulo disse 'fiz de tudo para com todos a fim de ganhar alguns' Ele não se referia ao fato de apropriar das praticas deste século... Enfim, com tantas afirmações ao nosso redor, tantas religiões, crenças, leis socialistas... Tantas verdades rodeiam a humanidade. A pergunta que surge é a seguinte: qual é a sua verdade? Em que você empenha suas forças? Com que você gasta a maior parte do seu tempo? Você tem uma fé própria, firme, estabelecida ou você se alimenta do conhecimento dos outros? O que você sabe sobre sua fé é aquilo que você ouve nas reuniões de domingo ou o que você procurou conhecer, buscar e ter certeza? Sim, existe uma verdade absoluta, esta está contida única e exclusivamente na BÍBLIA SAGRADA. Não espere a próxima reunião de adoração chegar para você exercer sua fé, para você ouvir um pouco mais de Deus. BUSQUE CONHECÊ-LO. Ele, com certeza, está pronto a se revelar a você. E lembre-se: você É A IGREJA, Ele preferiu Habitar em você. Jesus Cristo voltará para buscar a sua Igreja santa, imaculada e pronta.

2 Samuel 7:6 - Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo. 

2 Coríntios 6:16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.